Vem aí o Surf For Friends 2021, confira detalhes do evento com Roger Palumbo e Rodrigo Mendes
30/11/2021 11:08 em Surf

Tudo pronto para a 3ª edição do campeonato de Surf mais tradicional do Vale do Paraíba. Dia 4 de dezembro, sábado em Itamambuca, rola o TBW Incorporadora Surf For Friends 2021, apresentado por Sunpeak. Abaixo, um bate papo descontraído com Roger Palumbo e Rodrigo Mendes, idealizadores desse projeto tão bacana. Fotos @joemagrones

RADIO SANJA SURF ROCK: Como nasceu o projeto SFF, Surf For Friends? Vocês já trabalhavam no setor de realização de eventos?

RODRIGO MENDES: O Surf For Friends partiu de uma busca de ter um dia no calendário do ano separado para reunir a galera do Surf do Vale do Paraíba. Através dessa ideia conversei com meu amigo Roger Palumbo, um cara que tem muita experiência na realização de eventos, num determinado dia falei com ele sobre campeonatos de Surf e essa ideia de criar algo aqui para o Vale. Na hora ele aceitou e a gente então formatou o SFF com essa intenção, o propósito da reunião entre amigos do Surf agregando os valores que nós acreditamos e carregamos para a vida. É um evento que ajuda ao hospital do GACC, tem esse foco na família, e vemos que esse propósito da valorização familiar está cada vez mais forte nos participantes do evento.

ROGER PALUMBO: Trabalho com eventos desde 1988, através de eventos festivos, casas noturnas, a partir de 2005 realizei alguns eventos de MMA durante muitos anos, depois em 2017 fiz um evento ligado à natação. Então, em 2018, num bate papo com Rodrigo Mendes que é meu sócio em eventos, ele citou sobre campeonatos de Surf e tal, me perguntou o que eu pensava sobre isso e eu respondi que achava bacana. Ele me indagou qual minha opinião sobre realizar um campeonato de Surf e eu respondi: “ ‘Bora’ meu irmão, eu acho uma boa!”. E assim começamos a bolar um tipo de evento que não fosse apenas um campeonato de Surf, mas algo além ajudando o Hospital do GACC que fica aqui em São Jose dos Campos, o Hospital do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Essa ideia tocou nosso coração, de ter o hospital como sócio na participação dos lucros, então existe um percentual desse valor que é entregue ao hospital como uma forma de ajuda financeira.

RÁDIO SANJA SURF ROCK: Então o GACC é beneficiado desde a 1ª edição do evento...

ROGER PALUMBO: Sim, desde a realização da 1ª edição, já iniciamos nesse padrão. Escolhemos o Hospital do GACC porque fica próximo a nossas casas, conhecemos os proprietários do hospital, a gente já viu muitas crianças serem tratadas e curadas ali, temos também vários amigos que colaboram com essa instituição. Há alguns anos o hospital passou por sérias dificuldades e quase parou de funcionar, então tocou nosso coração em ajudar e dessa forma seguimos adiante nesse projeto. Nossa parceria com o hospital funciona da seguinte forma: após realizar o campeonato e fazer a contabilidade do custo do evento, 20% do lucro líquido é doado ao hospital. Fazemos um cheque do valor, e uma semana após o evento vamos ao hospital, visitamos as pessoas e entregamos o valor à direção. Não fazemos isso para nos exibir, fazemos porque nos alegra ajudar uma instituição tão importante. O hospital fornece remédios a custos altíssimos e a prefeitura nem sempre ajuda na compra desses remédios. Quando se ouve as pessoas comentando que as vezes a prefeitura não consegue doar remédios que custam 500, 600 reais, e aí então imagine 70 crianças no hospital, muitas precisando tomar esse tipo de medicamento diariamente, é muito difícil manter isso. Por isso eles da administração estão sempre promovendo uma forma de captar recursos. Segue o link do hospital para as pessoas que quiserem colaborar com doações, o site é www.gacc.com.br . Nossa colaboração não é grande, mas fazemos de coração, é o propósito do evento desde o início de sua realização e fazemos questão de cumprir esse combinado com a administração do hospital, com os participantes do campeonato e com nós mesmos.

RÁDIO SANJA SURF ROCK: Na parte técnica do evento, quais são as categorias oferecidas nessa 3ª edição?

RODRIGO MENDES: Teremos algumas novidades este ano, uma delas é a inclusão de uma nova categoria no evento, a Gran Master Vale, para atletas acima de 40 anos, inclusive foi a primeira categoria a esgotar as vagas, isso com mais de 30 dias de antecedência. Teremos também as categorias Open Vale, Open São José dos Campos e Open Local. Neste ano as inscrições se encerraram muito rápido! Praticamente todas foram completas bem antes da realização do campeonato, ou seja, virou uma data comemorativa importante no cenário Surf do vale. Não há mais vagas para esse ano, agradecemos a todos que vão participar desse super encontro!

RÁDIO SANJA SURF ROCK: Esse nome Surf For Friends é diferente, como ele surgiu?

ROGER PALUMBO: O nome Surf For Friends surgiu de um evento que eu trabalhei com um grande parceiro de SJC, um evento que era um encontro de amigos que se chamava Reunion Fest For Friends, tinha até um jacaré como símbolo. Então na época conversei com esse meu parceiro sobre utilizar o nome e o símbolo, ele deu o aval mas acabou não seguindo conosco pois trabalha no ramo de alimentação e está sempre ocupado. Alteramos o nome substituindo o ‘Fest’ por ‘Surf’, e o desenho do jacaré, que segurava um copo de chopp, tiramos esse copo e colocamos uma prancha de Surf no pé dele! Aí virou Reunion Surf For Friends, que é uma reunião entre amigos e família para se encontrar num campeonato de Surf com várias atrações, não apenas um campeonato em si.

RÁDIO UBATUBA SURF: Qual a emoção de poder realizar um evento desse tipo, voltado para a galera do Surf do Vale do Paraíba?

ROGER PALUMBO: Eu não sabia o que era até a realização da 1ª etapa. Lembro que em 2018 tivemos a participação de mais de 80 surfistas. Eu vi muita alegria na areia entre as pessoas, na hora que vários amigos iam chegando na praia com esposa, com filhos, alguns com namorada, enfim. Desses 72 competidores do vale, eu conhecia ao menos uns 50, então você imagina estar na praia, encontrar com 50 amigos focados numa mesma vibe, um sentimento de estar num campeonato se divertindo e ajudando ao próximo! Então não há aquela rivalidade, é claro que há competitividade mas não é aquele negócio sério. Entendo que cada um dá o máximo de si nas baterias, mas vemos um respeito muito grande, os surfistas se abraçam antes e depois de surfar, então essa alegria de ver os amigos se encontrando, dando risadas e se abraçando não tem preço!

RODRIGO MENDES: O Surf For Friends representa hoje uma galera do Vale do Paraíba que trabalha, vai lá e faz o bate-volta, uma galera que se esforça muito para ter o lifestyle do Surf mesmo morando fora do litoral. Percebi que desde a realização da 1ª edição do SFF para hoje o nível do Surf dessa turma aumentou bastante, os surfistas vêm treinando bastante e eu creio que o SFF contribuiu muito com isso. Alguns surfistas que pegavam muito bem com o tempo deram uma desanimada, mas só de ver alguns caras motivados novamente treinando e se dedicando para fazer bonito no evento é muito gratificante!

RÁDIO SANJA SURF ROCK:  Teremos alguma novidade na parte de julgamento das baterias nesse ano?

RODRIGO MENDES: Sim, esse ano teremos uma novidade que é o sistema eletrônico de notas, ou seja, conseguiremos passar em tempo real a contabilidade, a somatória de cada atleta nas baterias. Isso vai trazer mais emoção para quem está na água competindo, quem está na areia torcendo e até mesmo para quem está longe e não conseguir ir até o evento, pois vamos disponibilizar um link em nossas redes sociais com acesso a essas notas online.

RÁDIO SANJA SURF ROCK: Muito obrigado Roger e Rodrigo pelas precisas informações, fica o espaço para o convite a todas as pessoas em prestigiar mais essa edição do Surf For Friends;

ROGER PALUMBO: Faço aqui o convite para quem está lendo essa matéria no site dessa rádio que está conosco, Rádio Sanja Surf Rock, nossa parceira na divulgação que acredita no evento, para que a galera possa comparecer na Praia de Itamambuca, no canto direito, sábado agora dia 4 de dezembro. Se você ainda não conhece, venha conhecer nossa estrutura, e para você que já participou das outras edições, te esperamos novamente! Vamos ver o campeonato, rever amigos, nos reencontrar numa grande reunião. Teremos atividades extra campeonato para toda a família. Este ano o evento está intitulado TBW Incorporadora Surf For Friends 2021 apresentado por Sunpeak. Agradeço ao pessoal da Rádio Sanja Surf Rock, nas figuras de Joe Magrones, grande amigo, irmão, um cara incrível e parceiro, renomado fotógrafo e visionário, grande profissional nas fotos e videos; e também ao Alexey Marmontoff que fica na parte da programação e locução da rádio pelo apoio ao nosso evento. Me alegro em ver esse novo projeto da rádio caminhando, o bom gosto musical de vocês é incrível, essa sonoridade australiana do Surf, muito legal. Grande abraço a todos vocês, nos vemos sábado que vem em Itamambuca!

RODRIGO MENDES: É isso aí pessoal! Aguardamos todos vocês em Itamambuca no sábado, levem seus familiares, vamos rever amigos e ne divertir nessa grande reunião da cena Surf do Vale do Paraíba. Temos a expectativa que a natureza nos presenteie, de acordo com as previsões, de um dia com sol, ondas com swell de sul e até mesmo um vento terral leve proporcionando aquelas ondas bem legais do canto direito da Itamambuca. Um dia ensolarado, com temperatura agradável, que com certeza vai ajudar a deixar a festa ainda mais bonita! Nos vemos no TBW Incorporadora Surf For Friends apresentado por Sunpeak. Valeu!!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!